- Psicóloga Dra. Paloma Soares
-
-
-
• Quais são as tensões que cada um enfrenta no dia a dia?
• Qual o pior medo?
• Quais os sonhos de vida?
• O que a sua parceria gosta de fazer no seu tempo livre?
• Qual é a melhor forma que ele(a) se acalma?
Um casal satisfeito tem consciência mútua sobre a relação e familiaridade com o mundo um do outro.
Do ponto de vista de um terapeuta de casais, a consciência mútua sobre a relação e a familiaridade com o mundo um do outro são aspectos fundamentais para um relacionamento saudável e satisfatório. Esses elementos refletem um alto nível de intimidade emocional e conexão entre os parceiros, que são essenciais para fortalecer o vínculo e promover a felicidade no relacionamento.
- Consciência mútua sobre a relação: Quando os parceiros têm uma consciência mútua sobre o estado do relacionamento, isso significa que eles estão abertos e comunicativos sobre suas necessidades, expectativas e preocupações. Eles têm uma compreensão clara dos pontos fortes e das áreas de melhoria do relacionamento e estão comprometidos em trabalhar juntos para resolver conflitos e fortalecer a conexão emocional.
- Familiaridade com o mundo um do outro: A familiaridade com o mundo do parceiro envolve conhecer profundamente seus valores, interesses, histórico familiar, sonhos e aspirações. Isso requer empatia, curiosidade e um desejo genuíno de se envolver ativamente na vida um do outro. Quanto mais os parceiros se conhecem, mais próximos se sentem e mais capazes estão de oferecer apoio mútuo nos altos e baixos da vida.
Como terapeuta de casais, eu encorajaria os parceiros a cultivar e nutrir esses aspectos fundamentais do relacionamento por meio de práticas como a comunicação aberta e honesta, o compartilhamento regular de sentimentos e experiências, o desenvolvimento de rituais e tradições compartilhados, e o investimento no crescimento individual e conjunto. Ao promover a consciência mútua e a familiaridade, os casais podem criar um ambiente de confiança, compreensão e apoio que fortalece o relacionamento e aumenta a satisfação e a felicidade de ambos os parceiros.
paloma Soares | Psicóloga e Terapeuta de casais
Nuvem de Tags