Ser adolescente é difícil!!!
A criança que antes dependia muito mais do cuidado dos pais cresce e passa a ter mais responsabilidade por si mesmo, porém nem tanta habilidade e maturidade desenvolvidas para lidar com as novas experiências e suas consequências.
Se frustra porque apesar de não ser mais tão dependente, de se sentir pronto para as novas vivências, não tem a mesma liberdade de um adulto, ao mesmo tempo em que teme a chegada da carga da responsabilidade que vem junto com a independência que almeja. Se perde pensando em como irá conciliar estudos, trabalho em tempo integral, vida social com os amigos, atividades de lazer e relacionamentos amorosos.
Juntamente busca deixar sua marca e viver a vida intensamente, ser autêntico, ser fonte de inspiração e, talvez, até ser o melhor. E esse desejo vívido de desbravar o mundo com toda sua potencialidade pode gerar impulsividade
O período da adolescência não é só complexo, é muito difícil! É sofrido não só para eles, como para os pais também. É uma fase do desenvolvimento que tende a ser repleta de desorganizações internas e externas, e muitas vezes os pais se perdem tentando acompanhar esse turbilhão de emoções e mudanças.
Mas nem tudo é apenas um comportamento compatível com a idade. Em meio a tantas ondas de emoções e novos desafios, a impulsividade pode se tornar compulsão e/ou dependência, a dor do término de um relacionamento pode ser muito mais difícil de lidar a acabar se agravando, a busca em ser autêntico pode gerar uma pressão sufocante e com isso a autoestima pode ser prejudicada. Essa intensidade excessiva das vivências pode levar a episódios de depressão e/ou ansiedade. Nem sempre é preguiça!! Estender a mão, acolher, amparar e buscar ajuda profissional é sempre o melhor caminho.
Sim, a adolescência é um período de mudanças, ressignificações e construção de identidade com seus erros e acertos, mas é preciso estar atendo para aquilo que pode estar além disso. A psicoterapia oferece inúmeros benefícios para os adolescentes e para os pais, nesse período de formação de personalidade. Entender esse processo junto ao protagonista de todas essas situações traz leveza a esse caminhar rumo a vida adulta.
O Primeiro passo é procurar uma orientação com um Psicólogo Clínico para que o melhor tratamento seja iniciado.
Procure um profissional para uma avaliação e tratamento.
Nuvem de Tags