Por não estarmos focados no momento presente, ficamos ansiosos e pensando nas coisas que podem acontecer. E geralmente ficamos imaginando os piores cenários para uma determinada situação. O que acontece é que, normalmente, estás tão desconetada/o do teu corpo, e em piloto automático, que só quando a emoção te está a asfixiar é que sentes verdadeiramente. E nesse momento em que desces ao corpo, sentes-te sem saída. As emoções apelam-te a sentir, a observar o que se está a passar na tua vida aqui e agora. Elas não são O problema, na verdade são a solução. A emoção precisa ser sentida, atravessada para ser compreendida. Assim, como podemos solucionar algo como um problema quando, verdadeiramente, não o é?
Você já ouviu falar em Mindfulness? A palavra vem do inglês e significa atenção plena
É uma ótima ferramenta para treinarmos o nosso cérebro para ele ficar cada vez menos divagante e cada vez mais focado.
Em geral, essas definições sempre incluem os seguintes aspectos de mindfulness:
Capacidade de estar atento
O indivíduo não está distraído ou sonolento, e sim atento e perfeitamente centrado e focado no que está vivendo.
No presente
Uma pessoa pode estar atenta ao passado, remoendo saudades (fenômeno que pode ocorrer na depressão), ou centrada no futuro, temendo algo que possa acontecer (comum na ansiedade). Em mindfulness, o indivíduo está centrado na experiência do momento presente.
Intencional
Entrar em estado de mindfulness é essencialmente um exercício de vontade, intencional, que envolve uma escolha consciente de querer vivenciar o momento presente. Com a prática regular, o processo torna-se mais natural e é possível permanecer nesse estado uma boa parte do tempo.
O estado de mindfulness seria então como um antídoto a viver o sufocamento de preocupações ou desatento, no piloto automático, e reagindo sem consciência às situações e com isso aprendendo a lidar melhor com a ansiedade nossa de cada dia.
Quando você não cuida de si de uma forma atenta, generosa e compassiva, quando não tomas conta de si como um/a adulta/o consciente, isto contribui para que a ansiedade se instale.
Psicóloga Paloma Soares
CEO | Ampliare Psicologia
CRP 06/136122– SP
Nuvem de Tags