Às vezes chegamos em casa com pesos que não nos pertencem. Nossa mochila se enche de realidades alheias que muitas vezes nos esgotam psicologicamente.
nn
Muitos dizem a si mesmos que são empáticos demais. É comum ser um daqueles tipos de personalidades que têm uma facilidade maior de se encaixar na realidade dos outros e, por sua vez, mergulhar em seu universo emocional com frequência.
nn
É conseguir se colocar no lugar dos outros com muita facilidade e ficar envolvido com os sentimentos alheios até somatizar. Essa impregnação emocional muitas vezes se traduz em cansaço físico, dores de cabeça, insônia…
nn
Da mesma forma, alguns estudos, como os realizados na Universidade de Indiana pelo doutor Davis Mark, mostram que a empatia se enquadra em um amplo espectro. Ou seja, existem pessoas com muito menos competência nessa habilidade e existem aquelas que, por outro lado, apresentam uma sensibilidade muito elevada. Este último caso, quando combinado com a hipersensibilidade, forma a base do que comumente conhecemos como o termo ‘esponja emocional’.
nn
Para saber se você é uma esponja emocional, basta cumprir pelo menos 60% dos seguintes fatores:
n
n
n
n
n
n
n
n
Para concluir, devemos recordar apenas mais um detalhe. É sempre apropriado consultar profissionais quando nos sentimos sobrecarregados. Condições como o desgaste por empatia, por exemplo, costumam cobrar um preço muito alto em nossas vidas.
nn
O seu cerebro pode comandar a sua cura.
nn
Psicóloga Paloma Soares
n
CEO | Ampliare Psicologia
n
CRP 06/136122– SP
Nuvem de Tags