'}}
Impactos do retorno ao presencial na vida familiar

Após logos 2 anos em home office, onde a maioria cedeu seu lar para a empresa e, por vezes, trabalhou até mais do que trabalharia nos seus planos físicos, o retorno ao presencial até parece a realização de um sonho antigo pela volta da normalidade né?

Mas não é tão simples assim, e esse momento merece ser visto de forma complexa. Precisamos levar em conta os efeitos da pandemia na saúde nossa saúde mental

file

De fato estamos dando um grande passo, e o retorno gradual sem dúvidas é um aliado a manutenção da saúde mental, principalmente para aquelas pessoas que foram obrigadas a se afastarem das suas funções. Afinal, as conversas descontraídas com os colegas de trabalho sempre foram uma ótima pedida.

Mas não podemos esquecer dos impactos que este momento pode gerar, como:

- a dificuldade nos relacionamentos interpessoais pelo longo período distante

- a potencialização da preocupação e do medo de contágio

- a angústia e o estresse causados pelo distanciamentos dos familiares e as horas perdidas no trânsito

- a ansiedade nos pets que voltaram a rotina de aguardarem o retorno de seus tutores da jordana de trabalho.

Pensando nisso, para tornar esse retorno mais saudável podemos pensar em algumas estratégias:

- investir energia de forma equilibrada nas medidas profiláticas (nada de muito exagerado, não queremos perder a qualidade de vida)

- se reorganizar no contexto familiar e encontrar dinâmicas tanto na rotina quanto nos hábitos de todos (momentos de lazeres juntos são sempre uma ótima opção, aproveitando em qualidade se a quantidade não for possível)

- procurar um profissional veterinário que auxilia na melhora da qualidade de vida do seu pet, isso também ajudará a diminuir a preocupação com os companheirinhos

Aos poucos nos habituamos com a rotina do distanciamento social e, aos poucos, nos habituaremos com o retorno das atividades presenciais. Mas fique atento aos sinais, se a preocupação se tornar um medo paralisante ou se a angústia começar a sufocar, está na hora de procurar um profissional que ofereça um lugar de amparo e reflexão para esses sentimentos.

E lembrem-se precisando de ajuda procure um profissional para uma avaliação e tratamento.


'}}

Uma postagem de

Psicóloga Dra. Paloma Soares

Especialidades

Veja nossas especialidades de atendimento psicológico presencial e online.

Postagens Relacionadas

'}}
Você faz manutenção no carro mas não faz no seu relacionamento
'}}
Mudanças de maturidade e interesses entre as mulheres e homens, e o que acarreta no relacionamento
'}}
Adolescentes e Problemas Socioemocionais: O Desafio do Isolamento e da Ansiedade na Era DigitalDesafios Sociais e uso das redes sociais na Pré-Adolescência e Adolescência: como a Terapia Cognitivo-Comportamental Pode Ajudar
Avalie este post