Esse fenômeno se chama Overthinking: saiba o que é e como superá-lo?
Se você convive constantemente com esses pensamentos que causam angústia e nervosismo, pensamentos persistentes que parecem não ceder jamais, possivelmente estará sob os efeitos do overthinking. Não se trata de uma preocupação normal, mas de algo que parece bloquear a mente da pessoa, com medos e inquietações que resultam ser inúteis.
Ainda que muitos confundam com uma preocupação, o problema é mais grave e injeta medos e inquietações inúteis na cabeça. Nisso, acaba deturpando um ato saudável, o de pensar, exagerando sua constante. Com isso, se torna algo sem ordem e obsessivo apenas para alimentar estresse e seu medo de algo dar errado.
O primeiro passo é entender o quão importante é impor uma ordenação às ideias e pensamentos, a fim de evitar um fluxo bloqueante e os possíveis sintomas psicológicos derivados desse descontrole.
Ao invés de procurar algo perfeito, selecione duas soluções que podem ser usadas agora e te encaminhem ao lugar correto. Dessa forma, em algumas ocasiões, você vai ter mais controle sobre seu destino e se desprenderá do emaranhado de possibilidades em que se colocou em pensamento, elaborando outras rotas.
Ainda que imaginar o pior cenário do mundo seja “tranquilizante”, sempre preze pela capacidade de reação. Nisso, busque pensar:
A fim de lidar com o overthinking de modo mais eficaz, agende um atendimento com um psicólogo.
Com a ajuda você poderá colocar cada peça no devido lugar, lidando de modo maduro com suas necessidades pessoais. Graças ao autoconhecimento desenvolvimento vai desbloquear seu potencial pleno à felicidade.
Nuvem de Tags