Muitas pessoas relutam em admitir quando têm problemas, sejam eles profissionais, familiares, questões internas ou conjugais. Esse comportamento de negar um problema acaba causando impactos negativos, principalmente quando os conflitos envolvem uma outras pessoas, crianças, familiares.
Essa questão passa por alguns contextualizações como as citadas abaixo:
Pessoas mudam constantemente e isso não seria diferente em uma relação a dois, principalmente quando o casal não conhece bem a personalidade de cada um, geralmente passam algum tempo namorando, e depois se casam, ou quando se conhecem e em poucos meses resolvem casar ou morar juntos. E nos dias atuais mesmo casamentos de mais de dez, décadas de duração não estão conseguindo manter a qualidade ou chegando ao fim pois os cônjuges desejam um tipo de felicidade que não tiveram juntos e se veem livres apenas se sozinhos.
Ao longo da vida conjugal, nem tudo terá uma solução perfeita e idealizada, sendo importante que o casal tenha uma estrutura firme e estratégias para suportar pressões internas e externas já que por vezes, os cônjuges passam anos convivendo bem, mas dificilmente todas as outras áreas de suas vidas estarão em perfeito equilíbrio.
A vida pode estar exigindo maior demanda emocional e somados a questões individuais um dos cônjuges pode estar mais deprimido, ou com muita ansiedade, ou outros patologias, mágoas, traições, dificuldades financeiras vão sugando toda força do amor conjugal; Assim, é benéfico que tenham diálogos restauradores para que consigam se apoiar, e estabelecer limites para que a relação se mantenha saudável.
Isso acontece porque um relacionamento a dois é muito complexo: saber qual é a sua parcela de contribuição para o surgimento e desenvolvimento desses conflitos, entender que nem tudo acontece da maneira que você planeja, respeitar o espaço e as limitações do outro e aprender a equilibrar as ações, sabendo a hora certa de ceder e de se valorizar são alguns dos muitos detalhes que fazem a diferença na construção de uma relação conjugal.
Ao perceber que você e o seu cônjuge não estão mais conseguindo dominar a relação e que a vida de casal se tornou sinônimo de brigas, discussões e desentendimentos, talvez seja o caso de buscar a Terapia de Casal.
Nuvem de Tags