Avaliação de Riscos sempre atualizados
PGR sempre atualizado.
A atualização da Norma Regulamentadora 1 (NR-1) Nova Redação: Portaria MTE n° 1.419, de 27 de agosto de 2024. Entrará em vigência 26 de maio de 2025, exige que as empresas incluam os fatores de riscos psicossociais, como estresse e assédio, no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), mas que devido a complexidade dos temas Saúde Psicossocial, Assédio Moral e a atualização do Ministério da Saúde da lista de doenças do trabalho, o mercado de trabalho vai precisar desde já de Orientações para se adaptar à nova NR 01. E depois manter avaliação contínua dos fatores de risco psicossociais e estratégias de prevenção de comportamentos de assédio nas empresas como conformidade será fundamental para evitar prejuízos e garantir um ambiente mais saudável e produtivo.
Mapeamento de Riscos Psicossociais:
Identificação de fatores de risco no ambiente de trabalho.
Análise Comportamental e Organizacional:
Avaliação do impacto dos riscos psicossociais nas equipes.
Monitoramento Contínuo:
Elaboração de planos de ação com revisões periódicas, em conformidade com as exigências do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).
Treinamentos e Capacitações:
Desenvolvimento de habilidades psicossociais para liderança nos gestores e colaboradores.
Identificação Precoce:
Aplicação de triagens e instrumentos psicológicos para detectar sinais iniciais de sofrimento psíquico.
Avaliação e Monitoramento:
Criação e acompanhamento de indicadores de saúde mental
Prevenção Primária:
Planejamento e execução de campanhas e programas de conscientização sobre saúde mental, assédio moral e qualidade de vida no trabalho
Repense sua Cultura de Segurança Psicológica e Bem-estar, introduzindo ações periódicas de Psicoeducação sobre aspectos de Promoção de Saúde mental na sua empresa, através de uma metodologia de Palestras que são portas de entrada de informações e mudança de mindset das pessoas. O trabalho deve ser contínuo mas datas de conscientização como Janeiro Branco e Setembro Amarelo da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio, ou nas campanhas diversas como Fevereiro Roxo, Abril Verde, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho, as SIPAT, etc.
Buscando atuar em conjunto com as demandas dos indicadores de saúde ocupacional do SESMT e do RH, além da visão das lideranças para apoiar as áreas no cuidado de segurança psicológica, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores.
Como Psicóloga e Facilitadora de Saúde Mental, minha missão é atualizar a cultura de Saúde Mentas, Fatores de Riscos Psicossociais como estresse, burnout, ansiedade e depressão nos trabalho com base na segurança psicológica e no bem-estar corporativo.
Contrate uma especialista em saúde emocional e leva para empresas um ecossistema completo de promoção, prevenção e tratamento de saúde mental que desenvolve pessoas e entrega resultados tangíveis para o seu negócio.
Como fazer campanhas de conscientização na empresa?
O ideal é definir o calendário de ações logo no início do ano, estabelecendo objetivos claros, orçamentos e iniciativas.
Entender quem são os funcionários, suas necessidades e como eles se comunicam vai ajudar você a definir quais causas abordar e como fazer isso da melhor forma.
A escolha dos canais certos pode fazer toda a diferença no engajamento dos funcionários, por isso, tente ser o mais abrangente possível use canais de comunicação interna, como intranet, e-mail, mural, entre outros, também precisam ser definidos antes de iniciar as ações.
Programa de Saúde Mental para Empresas
O parceiro estratégico de empresas que acreditam que o capital humano é seu maior bem
Solução oferecida presencialmente ou de maneira remota com psicóloga dedicada para atender os colaboradores que necessitam de suporte emocional para lidar com problemas pessoais e/ou profissionais. Pode ter um caráter preventivo ou de contingência.
É realizada uma consulta individual de psicoterapia breve, feito por um psicólogo(a).
Oferece apoio, suporte e escuta através de um diálogo dirigido para uma necessidade, facilitando as comunicações, as relações e a mediação de conflitos.
Um processo terapêutico voltado para empreendedores? SIM! Aos 32 anos comecei a empreender, considerado tardiamente até pelo boom de jovens e até adolescentes que criam soluções e negócios que as vezes tornam-se milionários. Mas para mim que vim de uma vida simples de periferia e estruturalmente machista, em um momento passei a ver que nessa vida é preciso acreditar em si mesmo e ter um plano de vida para se realizar com a vida profissional e pessoal. Porém em pouco tempo eu entendi o quanto este caminho é solitário. Existem varias renuncias que precisam ser feitas, estabilidade, tempo, família, ciclos sociais e muito mais. Atendendo centenas de pacientes que empreendem, ou que tem vontade de empreender, criei o método TPE, que é justamente o fortalecimento emocional e de mudanças de pensamentos sobre as crenças que são criadas em relação ao empreendedorismo. Se você empreende, ou pretende, este método e para você!
O que faz toda a diferença dentro de um mercado tão veloz e competitivo. Quer um novo capítulo da sua vocação e alcançar sonhos?
Como Funciona?
Nesta modalidade terapêutica, a psicóloga conduz da mediação a criar um espaço de diálogo investigativo e frutífero, compreender questões essenciais para a relação e do papel de cada um dentro dela, durante a sessão, ambos têm espaço de fala em condição sempre sigilosa conforme código de ética profissional.
Normalmente a Terapia para Empreendedores é ajustada num método breve no geral pode utilizar de 4 a 12 sessões com o paciente. Ao atingir os objetivos alinhados podemos encerrar o processo ou continuar para trabalhar outros pontos. Sempre com o alinhamento prévio entre psicólogo e cliente.
Para maiores informações, fale diretamente comigo pelo WhatsApp, clique e converse comigo.
Clique abaixo nos ícones para ir para a página correspondente
Das 09h as 20h, de Seg a Sexta
Endereço: Cond. Uffizi Medical Center
Rua Anchieta, 204
Vila Boaventura - Jundiaí/SP