Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Informações


O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH o é um

transtorno do neurodesenvolvimento que para entender a primeira coisa

que a gente tem que ter em mente, é sua base neurobiológica, ou seja,

existe uma grande participação genética na etiologia desse transtorno,

ou seja isso significa que existem mais chances de ele ser herdado.


Como funciona


É caracterizado por um padrão persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade esses sintomas têm origem neurobiológica e são decorrentes da incapacidade de inibir reações impulsivas, acomete as funções executivas sendo estas entendidas como uma gama de processo cerebrais essenciais para a capacidade de planejamento organização e inibição do comportamento. As pessoas diagnosticadas tendem a apresentar prejuízos no âmbito acadêmico, profissional, familiar, nos relacionamentos e social o TDAH é crônico e a tendência é que os sintomas se mantenham ao longo da vida.

 

Justamente por isso o início dele se observa já na infância. Então não é possível desenvolver o TDAH na fase da adolescência ou adulto, ele necessariamente tem que ser observado desde a infância e ele pode persistir na fase adulta. Esse transtorno se caracteriza por alterações em três grandes grupos que são da impulsividade, da hiperatividade e da desatenção. Entende-se por hiperatividade o aumento da atividade psicomotora. Então realmente a gente pensar na criança ficar bem fácil de observar que são crianças muito agitadas e inquietas praticamente elas não conseguem ficar sentadas, ou ficar muito tempo em uma atividade, parece realmente que ela esta elétrica. Mas que é muito importante a gente diferenciar isso da fase do desenvolvimento da criança onde é normal a criança correr subir nas coisas mas o que estamos falando de uma motricidade muito aumentada.

Geralmente isso vai ser mais facilmente notado por exemplo na escola e que tem momentos de brincadeira e teria um momento para ficar sentado onde uma criança com TDHA dificilmente vai conseguir permanecer comportamento parecido com as outras crianças. Porém já no adolescente no adulto essa manifestação da hiperatividade ela se modifica um pouco, não vamos observar esse tipo de atividade motora tão intensificada até porque com o avanço da idade existe uma redução natural da atividade motora.

 

Então a manifestação da hiperatividade que vai predominar no adolescente e no adulto uma sensação de inquietação eles também podem se mostrar sempre ocupados, sempre fazendo muitas coisas, caracterizando então uma dificuldade para diminuir o nível de atividade. Já a impulsividade ela é caracterizada pela dificuldade inibir ou controlar os impulsos basicamente o famoso “agir antes de pensar” então tem uma certa dificuldade no controle inibitório em reações mais súbitas numa impaciência, então aquela pessoa que acaba respondendo pequenas explosões depois logo mais se arrepende então também foi uma falha no controle de impulso e, até mesmo alguns comportamentos mais imprudentes como ao dirigir de uma forma um pouco mais impulsiva ou até mesmo compras. E por fim a desatenção é caracterizada por uma dificuldade na manutenção da concentração ou da atenção, por vezes uma dificuldade de manter a concentração por bastante tempo às vezes atenção, qualquer estímulo chama atenção fazendo com que se perca atenção muito fácil, também pode ser responsável por pequenos erros por exemplo no caso de crianças nos estudos ou para fazer tarefas ou algo assim então são pequenas falhas de atenção coisas que passam despercebido que levam a erros em outros aspectos. E também pode ter alguma falha na memória de curto prazo, na memória operacional de trabalho que são para lembrar pequenos desdobramentos de algumas características na vida da pessoa. Por conta de tudo isso a pessoa ela pode se apresentar de uma forma mais desorganizada tanto devido à falta de atenção porque realmente não lembrar quanto pela imperatividade.

A grande questão é que o diagnóstico pode ter apresentação com hiperatividade e a desatenção mas a gente também pode ter o tipo predominantemente desatento ou o tipo predominantemente hiperativo.

Como é feito o diagnóstico de TDAH? O diagnóstico ele é feito de forma Clínica ou seja não tem nenhum teste que vai ser feito que vai dar o resultado de TDAH é realmente através da coleta de dados da história de vida da pessoa que a gente vai clinicamente entender se esses fatores, se esses sintomas estavam presentes desde a infância, além da intensidade e prejuízos causados na vida do individuo. Os profissionais para fazer um diagnóstico corretamente a partir disso qual seria então o Psicólogos, Psiquiatras, Neuropediatras.

Como funciona o tratamento para esse transtorno? Basicamente ele vai estar centrado em dois pilares um deles que vai ser fundamental vai ser a psicofarmacologia como é um transtorno que tem uma base biológica muito importante nessas funções executivas de memória, da atenção, isso vai precisar ser regulado por uma medicação. Mas também vai ser essencial complemento com a psicoterapia. E aí já vou fazer um link com aqueles problemas psicológicos emocionais que eu falei que são acarretados pelo transtorno, como um efeito colateral importante do diagnóstico de TDAH.

A pessoa ter uma baixa autoestima porque ela vai tendo repetidamente a sensação de que ela não é capaz de desempenhar as atividades como as outras pessoas, vai entrando num ciclo de que ela não consegue fazer algumas coisas ela sente fracasso isso muito possivelmente aumenta a chance dela querer evitar de fazer novas tarefas. Ou seja a gente entra no ciclo de baixa auto eficácia, já que eu não consigo me sentir capaz para resolver as coisas até pela desorganização. Às vezes as pessoas que convivem pode se comportar a criar rótulos, por não reconhecer como dificuldades e sintomas, tende a achar a pessoa é “avoado” “bagunceiro” “elétrico” etc, reforçando essa sensação de baixa auto eficácia. Então a Psicoterapia ela vai ter um papel fundamental primeiro na psicoeducação do transtorno diagnosticado adequadamente, reestruturação de crenças e cognições, orientar para que a pessoa possa buscar os recursos para superar obstáculos, resolução de problemas, mudanças de comportamentos que favoreçam então desde a organização vai me ajudar muito então aí sim planejamento, organização, criar uma rotina personalizada vai ser algo muito importante também. Um tratamento bem feito a pessoa pode ter uma vida completamente funcional. Uma grande porcentagem das pessoas com diagnóstico de TADH acaba tendo comorbidades de outros transtornos mentais.


Screenshot 2023 02 22 at 12.30.19

Disponibilidade

Seg a Sex - 10:00 - 20:00

Ainda com dúvidas sobre TDHA?

O que é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?

O TDAH é um transtorno neurobiológico comum que afeta crianças, adolescentes e adultos. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade persistentes e desproporcionais ao desenvolvimento e à idade da pessoa.

Quais são os sintomas do TDAH?

Os sintomas do TDAH podem variar, mas geralmente são divididos em três categorias principais:


  1. Desatenção: dificuldade em manter a atenção, cometer erros por descuido, parecer desorganizado e ter dificuldade em seguir instruções.
  2. Hiperatividade: agitação física, inquietação, dificuldade em ficar sentado, falar excessivamente e interromper os outros.
  3. Impulsividade: agir sem pensar nas consequências, interromper os outros, ter dificuldade em esperar a vez e tomar decisões precipitadas.

Quando o TDAH é diagnosticado?

O TDAH é geralmente diagnosticado na infância, mas também pode ser identificado em adolescentes e adultos. Os sintomas do TDAH devem estar presentes em múltiplos contextos (por exemplo, casa, escola, trabalho) e causar prejuízos significativos no funcionamento diário.

Quais são as possíveis causas do TDAH?

As causas exatas do TDAH não são completamente compreendidas, mas acredita-se que seja resultado de uma combinação de fatores genéticos, neuroquímicos e ambientais. Desequilíbrios nos neurotransmissores do cérebro, como a dopamina e a noradrenalina, estão relacionados ao desenvolvimento do TDAH.

Como é feito o diagnóstico do TDAH?

O diagnóstico do TDAH é realizado por um profissional de saúde mental, como um psicólogo, psiquiatra ou neuropediatra. Geralmente, é feita uma avaliação clínica detalhada, incluindo histórico médico, entrevistas com pais e/ou professores, além de avaliação dos sintomas comportamentais. Os critérios de diagnóstico são estabelecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Existe tratamento para o TDAH?

Sim, o TDAH pode ser tratado. O tratamento geralmente envolve uma combinação de intervenções psicossociais e medicamentosas. A terapia comportamental, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e programas de treinamento de habilidades podem ajudar a pessoa com TDAH a desenvolver estratégias de enfrentamento, organização e gerenciamento de tempo. Em alguns casos, medicamentos estimulantes ou não estimulantes podem ser prescritos para controlar os sintomas do TDAH.

O TDAH pode afetar a vida acadêmica e profissional?

Sim, o TDAH pode afetar significativamente a vida acadêmica e profissional. As dificuldades de atenção, organização e impulsividade podem interferir no desempenho escolar, no relacionamento com colegas e professores, bem como nas atividades profissionais. No entanto, com o tratamento adequado e apoio apropriado, muitas pessoas com TDAH podem alcançar sucesso acadêmico e profissional.

O TDAH desaparece na idade adulta?

Embora alguns sintomas do TDAH possam diminuir com o tempo, muitas pessoas continuam a experimentar desafios relacionados ao TDAH na idade adulta. No entanto, com o tratamento adequado e estratégias de enfrentamento, os indivíduos podem aprender a gerenciar os sintomas do TDAH e levar uma vida produtiva.

Postagens Relacionadas


Conheça as especialidades

Clique abaixo nos ícones para ir para a página correspondente

Sobre Mim.

Paloma Soares

Psicóloga | Terapeuta de Casais

CRP 06/136122– SP

Olá vou te contar um pouco sobre mim. Meu trabalho há 18 anos é no campo de Desenvolvimento Humano. Os primeiros 10 anos atuei em RH de empresas multinacionais. E há oito anos atuo como Psicóloga Clínica e realizei mais de 12 mil horas de atendimentos a adultos e casais, adolescentes, crianças, grupos. Atendo de modo Online e Presencial através da abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) individual e TCC para Casais, sou Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade, e Especialista em Psicopatologias. Veja os depoimentos dos meus pacientes e entenda porque minha missão é promover a saúde emocional na vida das pessoas. 

Avaliações no Google.

folha4 1
cce31e0d 44e5 495d 9e8f 3ad897c2456d

Das 09h as 20h, de Seg a Sexta

uffizi

Endereço: Cond. Uffizi Medical Center

Rua Anchieta, 204

Vila Boaventura - Jundiaí/SP